Comercial na pequena e média empresa

Independente do tamanho da empresa, pequena, média ou grande é da área comercial que surgem ações de vendas e conquista de clientes, razão de existir de qualquer organização.
23/09/2019

Independente do tamanho da empresa, pequena, média ou grande é da área comercial que surgem ações de vendas e conquista de clientes, razão de existir de qualquer organização.

Entendemos que nas pequenas e médias empresas, o desafio para essa conquista torna-se maior visto infraestrutura e até gente para realizar as rotinas necessárias da área comercial.

Com o avanço da tecnologia, algumas ferramentas possibilitam que empresas com essas características, desde que devidamente estruturadas, atinjam uma taxa de conversão maior nos seus processos comerciais.

Investimentos em tecnologias de forma estruturada trazem uma vantagem competitiva para essas empresas e por essa razão, resolvemos elencar abaixo alguns investimentos.

1- Registrando seu domínio - Mesmo com o avanço das redes sociais, Linkedin, Instagram, Facebook e etc., entendemos ser importante você ser dono do seu próprio nariz, ou melhor seu domínio, e para isso o primeiro passo é escolher seu nome, isso mesmo, aquele que vem depois do www. será seu porto seguro, uma vez devidamente registrado e pago um valor inicial de R$ 40,00 por ano https://registro.org/produto/registro-de-dominio/, você poderá desenvolver seu site para que seu negócio fique ativo na rede.

2- Elaboração de um site - De forma rápida, você encontra na rede algumas plataformas que possibilitam a criação de um site rapidamente, porém, entendemos que diante das inúmeras possibilidades de integrações juntos aos mecanismos de buscas (Google) e demais ferramentas (CRM) por exemplo, vale o investimento junto a um especialista, tanto na parte estética, como nas possibilidades de integrações existentes. Em pesquisa rápida sites iniciais apresentam investimento na ordem de R$ 1.000,00 a R$ 3.500,00 podendo ser parcelados em até 6 vezes o que facilita esse primeiro investimento.

3- A integração de formulários de inscrição diretamente a sistemas de gestão comercial (CRM), trazem, principalmente para empresas de pequeno médio porte, vantagens na administração das oportunidades comerciais visto a possibilidade de integração de forma rápida e eficiente para área comercial, iniciando assim o fluxo de atendimento ao cliente interessado. Para ficar mais claro, é possível que após o preenchimento de um formulário de inscrição através do site, os dados do interessado seja integrado ao sistema, tornando possível o disparo automático de e-mails bem como o acompanhamento através das etapas estipuladas pela empresa.

4- A necessidade de rápida interação com possíveis clientes trazem vantagem significativa no mundo dos negócios, através de ferramentas torna-se possível saber se o cliente abriu um e-mail encaminhado no exato momento que esse efetua essa ação no seu computador, é isso mesmo, algumas ferramentas permitem a você rastrear quase que imediatamente a abertura de um e-mail por um possível cliente, possibilitando que sua abordagem tenha um aumento de mais de 50% para fechamento do negócio.

5- Integração e veiculação de notícias, através do site e redes sociais, tornam sua marca presente na cabeça de seus clientes, pra isso é necessário a divulgação de posts, imagens muitas vezes acompanhadas de textos para interação dos seguidores da sua empresa.

6- Ter cadência nas publicações tornam sua empresa mais presente na cabeça de seus clientes e prospects, para tanto se faz necessário a criação de um calendário de publicações tornando assim as ações mais efetivas.

Lembre-se que somente a adoção de um dos passos acima citados não trazem um resultado efetivo para o seu negócio, por tanto, entenda que ao ingressar no mundo digital, tais rotinas deverão fazer parte da sua rotina comercial.