O quê você desaprendeu nos últimos tempos?

E você? Acredita que nenhum conhecimento vem em vão? Acredita na possibilidade de reformulação e desenvolvimento no processo de aprendizado?
20/07/2021

Des- Prefixo de negação, Aprender- verbo transitivo direto e intransitivo que designa o ato de adquirir conhecimento de algo ou instruir-se sobre algo.

Em tempos remotos, podemos questionar como o rumo das mudanças no campo comercial altera a dinâmica empresarial. Atualmente, torna-se cada vez mais discutível a importância do conhecimento e de sua estruturação. O Pedagogo Paulo Freire defendia que os homens se educam entre si, e que eles são mediatizados pelo mundo. Nessa perspectiva, podemos perceber que , principalmente devido à popularização da Internet, a construção do conhecimento é sempre contínua e coletiva.

Logo, é necessário estar atualizado e antenado sobre diferentes áreas de seu interesse e que possam afetar a sua rotina. Para isso, pode ser necessário desaprender conhecimentos adquiridos anteriormente para se atualizar, veja que isso é diferente de esquecê-los, já que alguns conhecimentos, por mais que sejam desatualizados, sempre servem como base para a sua própria reformulação.

No campo da Biologia, nós podemos pegar como exemplo os estudiosos: Chevalier Lamarck, Charles Darwin e Alfred Wallace. A teoria de Lamarck, conhecida popularmente como “lei do uso e desuso”, afirma que os seres vivos alteram algumas de suas características conforme a necessidade do meio. Já os Biólogos Charles Darwin e Alfred Wallace, afirmavam que não eram os indivíduos que alteravam suas características por conta própria, mas que o meio de convivência determinava quais seres vivos iriam procriar e se estabilizar em determinado local por conta de fatores específicos daqueles seres.

Assim é com o conhecimento, nenhum é adquirido em vão, pois se Lamarck não tivesse feito esse estudo inicial, Darwin e Wallace não teriam uma base para se apoiar e desenvolver suas ideias sobre o processo de seleção natural.

E você? Acredita que nenhum conhecimento vem em vão? Acredita na possibilidade de reformulação e desenvolvimento no processo de aprendizado?