Lições aprendidas em 2021

Mas por que estamos falando de Rei Leão? Bom, em um cenário pré-2020, o mundo era outro.
23/11/2021

Em Rei Leão, o babuíno Rafiki bate em Simba com um pedaço de madeira e, consequentemente, o leão reclama da dor causada pela pancada. Porém, após isso, Rafiki diz que a dor do leonino não interessa mais, uma vez que ela já está no passado.

Assim, o protagonista do filme poderia aprender com seu passado ou viver fugindo dele.

Mas por que estamos falando de Rei Leão? Bom, em um cenário pré-2020, o mundo era outro. A maioria dos pequenos e médios negócios ainda adotavam bastante o modelo presencial, o que implicava em locais de trabalho cheios, funcionários subindo e descendo escadarias e elevadores ao longo dos dias.

Porém, com a chegada da pandemia, muitos negócios passaram a explorar de uma forma majoritária o modelo digital e a usufruir das ferramentas disponibilizadas nesse meio, já os que não conseguiram se adequar à essa realidade faliram, ou pelo menos estiveram à beira da falência.

Mas então, o que conseguimos aprender em meio a esse cenário? Bom, apesar de tudo, com a competência de verdadeiros especialistas somada ao avanço da vacinação, algumas atividades, inclusive as comerciais, conseguiram retornar gradualmente aos moldes presenciais, mas sem deixar de usufruir, agora de uma forma mais assídua, dos recursos digitais disponíveis como: chamadas de vídeo, envios e recebimentos de mensagens, e gestão das equipes comerciais.

Essa é apenas mais uma evidência histórica de como a humanidade consegue moldar o mundo à sua necessidade. Junto à construção de boas relações, somos capazes de

adaptarmos nossas necessidades e nos ajudarmos uns aos outros em qualquer contexto. Por mais que a dor do passado ainda exista, parece ser melhor aprender com ele ao invés de viver em uma fuga constante.

E você? Quais lições você extraiu de 2021?

#vempragente

#gentedeverdade

#gentempresas

#gestaocomercial

#processoscomerciais